quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Pé-de-Moleque



O pé de moleque é um doce típico da culinária brasileira, feito a partir da mistura de amendoim torrado com rapadura.
A fabricação tradicional do doce se dá através da mistura de amendoins torrados e moídos que são posteriormente misturados a uma rapadura previamente derretida, com o cuidado de quebrar a garapa, que tem a dureza do açúcar cristalizado, dai o nome antigo de "quebra queixo" ou "quebra dentes", quando era fabricado artesanalmente, por vendedores ambulantes. A mistura é lentamente batida em fogo brando até atingir o ponto prévio à quebra da chamada cristalização e rapidamente a mistura deve ser distribuída sobre uma superfície lisa e fria de pedra. A utilização de um tacho de cobre é desejável. Depois de resfriado o doce adquire a consistência macia que é característica do processo tradicional por incorporar o óleo do próprio amendoim macerado. Alguns grãos inteiros podem ser acrescentados à mistura, com o fim de quebrar a resistência do cristal, que costuma ficar muito duro, próximo da dureza da pedra de açúcar de cana, muito duro.


Tal processo artesanal foi posteriormente substituído por outros similares, mais simples, ao se misturar o açúcar derretido com os amendoins torrados de modo a obter um pé de moleque bastante crocante e não - rígido (igualmente popular, o rígido é o "quebra queixo ou quebra dentes"). Assim se pôde manufaturar o doce em maior escala mantendo um padrão industrial, e a satisfação do consumidor.


Pé-de-Moleque

Ingredientes:
4 xícaras de açúcar mascavo
2 xícaras de amendoim cru com casca
1 colher de sopa, bem cheia, de achocolatado
1 colherzinha de bicarbonato de sódio

Modo de Fazer: 
Coloque o açúcar mascavo, o amendoim e o achocolatado em uma panela e, sempre mexendo, deixe o açúcar derreter, cuidando para que não queime.
Retire a panela do fogo, adicione o bicarbonato, mexendo energicamente com a colher de pau. Despeje sobre o mármore, previamente untado, e deixe esfriar. Parta os doces com as mãos.




OUTRAS RECEITAS


Um comentário: