quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Mungunzá (Canjica)


Mungunzá ou Munguzá é uma iguaria doce feita de grãos de milho-branco levemente triturados, cozidos em um caldo contendo leite de coco ou de vaca, açúcar, canela em pó ou casca, cravo-da-índia. O prato faz parte da culinária nordestina, onde é apreciado durante todo o ano, diferentemente de outras iguarias de milho, que são geralmente feitas no período junino.

O munguzá é também comumente feito em várias partes do país, tendo denominações e preparos diferentes, inclusive duas versões salgadas: com milho e outra com milho e feijão encontradas no sul do Ceará, oeste dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, o qual leva ingredientes semelhantes aos da feijoada. Assemelha-se ao prato tradicional cabo-verdiano Cachupa.

No Sudeste do Brasil o mesmo prato é denominado canjica. Nos estados da sub-região do Meio-Norte (Maranhão e Piauí), o prato é conhecido como "Chá de burro". Já nas religiões afro-brasileiras, um prato semelhante, mas sem tempero nem sal, recebe a denominação de mukunza ou, mais comumente, ebô, uma comida ritual na cultura Jeje-Nagô.

Etimologicamente, a palavra é de origem africana e provém do kimbundo mu’kunza, que em português se traduz por «milho cozido»


Mungunzá (Canjica)

Ingredientes:
½ kg de milho branco (milho para canjica)
1 litro de leite
100 g de coco ralado
2 xícaras de chá de açúcar
1 pitada de sal
canela em pó a gosto

Modo de Fazer: 
De véspera, escolha o milho, lave-o e deixe-o de molho. Cozinhe o milho em 1 litro de água, até ele ficar macio. Em outra panela, coloque o milho e os demais ingredientes, exceto a canela. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo sempre, até levantar fervura e ficar cremoso. Polvilhe com canela e sirva. Pode ser servido quente, morno ou frio.




OUTRAS RECEITAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário