quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Bolo Souza Leão



Bolo Souza Leão


O segredo da família (Receita cedida por Célia de Souza Leão Barros)
Segundo um candidato pernambucano, o historiador Mario Souto Maior teria escrito, em publicação da Fundação Joaquim Nabuco, que, em 1860, a matriarca Souza Leão da época teria tido quatro filhos varões, o que a obrigaria a passar a receita para as noras. Ela efetivamente o fez. Porém, dizem as más línguas, a veneranda senhora passou quatro receitas diferentes, o que fez as pessoas especularem qual a verdadeira. Se isso realmente aconteceu, uma coisa eu te garanto: são todas falsas!
A anedota acima fala de uma das principais características relacionadas ao bolo Souza Leão: o segredo. Na década de 60, um jornal pernambucano registrou que sua receita seria distribuída a turistas que chegassem ao Recife. Outrora segredo de família, esta teria chegado a conhecimento público por intermédio de D. Pedro II, que, “homenageado com um pariquete”, da iguaria teria provado e sua receita solicitado.
Sua cozinheira, informada, com pedido de sigilo, de seu conteúdo, teria contado ao marido, que, enfim, o trouxe a conhecimento geral.

Ingredientes:
01 kg de massa de mandioca seca
01 vidrinho de leite de coco (500 ml)
12 gemas de ovo de galinha
200 g de manteiga
½ quilo de açúcar refinado
200 gr de castanha de caju não torradas (passadas no liqüidificador)
01 colher de sopa rasa de sal

Modo de Fazer: 
Colocar a massa de mandioca numa tigela. Colocar também o sal, as gemas e o leite de coco. Bater bem. Em uma panela, colocar o açúcar, a manteiga e uma xícara de água. Colocar no fogo e dar o ponto de fio leve. Quando estiver fervendo colocar na tigela onde estão os outros ingredientes, misturar um pouco e acrescentar as castanhas (passadas no liqüidificador). Quando acabar de mexer (misturar), colocar em uma forma untada com manteiga e levar ao forno (já aquecido) por 40 minutos.




OUTRAS RECEITAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário