quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Acarajé



O acarajé também é um prato típico da culinária baiana e um dos principais produtos vendidos no "tabuleiro da baiana" (nome dado ao recipiente usado pela baiana do acarajé para expor os alimentos), que são mais carregados no tempero e mais saborosos, diferentes de quando feitos para o orixá.

A forma de preparo do acarajé da baiana é praticamente a mesma em relação ao acarajé de orixá:a diferença está no modo de ser servido. Ele pode ser cortado ao meio e recheado com vatapá, caruru, camarão refogado e pimenta.

O acarajé tem similaridade com o abará, diferindo apenas na maneira de cozer. O acarajé é frito, ao passo que o abará é cozido no vapor.

Os ingredientes do acarajé são: meio quilograma de feijão-fradinho descascado e moído; 150 gramas de cebola ralada; uma colher de sobremesa de sal ou a gosto; e um litro de azeite de dendê para fritar. O recheio de camarão é feito com 2/3 xícara de azeite de dendê, 3 cebolas picadas, alho a gosto, 700 gramas de camarão defumado sem casca refogados por 10 a 15 minutos. É possível acrescentar caruru, vatapá e pasta de pimenta malagueta refogada no dendê

Acarajé

Ingredientes:
1 kg de feijão-fradinho
300 g de cebola ralada
1 litro de azeite-de-dendê
1 cebola pequena
Sal

Modo de Fazer: 
Coloque o feijão de molho por 2 horas , depois, lave bem e retire a casca e os olhinhos pretos. Passe, aos poucos , no moedor ou no processador. Despeje a massa de feijão em uma panela e acrescente a cebola ralada e sal a gosto. Bata bem, com uma colher de pau, para que a massa fique leve. Em um tacho, aqueça bastante o azeite-de-dendê com a cebola inteira (ela evita que o azeite se queime). Modele os bolinhos e frite-os no tacho, virando-os para fritar por igual. Escorra os acarajés em
papel toalha. Os acarajés podem ser servidos recheados com camarões secos, vatapá e pimenta.

OUTRAS RECEITAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário