quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Vatapá (Receita)


O vatapá é de origem africana, e chegou ao Brasil por intermédio dos africanos iorubás com o nome de ehba-tápa.
É um prato típico da cozinha da Bahia. Também é popular no Amazonas, no Amapá e no Pará, onde a receita sofre variações como a ausência de amendoim e de outros ingredientes comuns na versão tradicional. O vatapá é influência da culinária africana trazida pelos africanos escravizados nos navios negreiros, a partir do século XVI. Com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar sua dieta alimentar, desenvolveram outros pratos, que passaram a ser típicos da culinária brasileira. É exemplo disso o angu, entre outros.

Vatapá

Ingredientes:
½ quilo de camarão seco descascado
½ quilo de camarão fresco descascado
2 latas de creme de leite
1 vidro de leite de coco – 200 ml
½ copo de requeijão
1 ½ copo de coco fresco ralado
Pimenta a gosto
1 maço de coentro e cebolinha
1 cebola grande picada
1 pimentão vermelho picado
6 tomates médios picados bem miúdo
1 dente de alho
Sal a gosto
6 pães de sal esfarelados e umedecidos em
½ litro de água
1 xícara de amido de milho diluído
1 vidro de azeite de dendê – 200 ml
½ xícara de azeite

Modo de fazer:
Refogue o alho e a cebola no azeite. Adicione o camarão seco e, após, o fresco até quase dourar. Quando corar, derrame o pão diluído em meio litro de água, adicionando l lata de creme de leite e o amido de milho diluído.
Coloque todo o cheiro verde picado, tomate picado, pimentão picado e pimenta picada. Adicione o vidro de leite de coco, deixando ferver por quinze minutos.
Em seguida, acrescente o coco fresco ralado, o requeijão e deixe ferver por mais cinco minutos, mexendo com uma colher de pau, até aparecer o fundo da panela. Por último, coloque o azeite de dendê, que deve ter sido aquecido previamente até quase fritar. Mexa devagar e ferva por mais dois minutos. Depois de pronto, acrescente a outra lata de creme de leite, mexendo devagar. Salpique o resto do coco ralado e enfeite com camarões inteiros.


Dica: O vatapá depois de pronto, deve ser coberto com pano limpo, pois a tampa pode suar e respingar, aguando todo o processo.




A SOBREMESA


Um comentário:

  1. Creme de leite, Requeijão, coco fresco ralado, amido de milho diluído???, QUEM FOI O MALUCO QUE ASSASSINOU O VATAPÁ ASSIM?

    ResponderExcluir