O Bolo de mel de cana da Madeira, ou simplesmente bolo de mel, é um bolo típico da doçaria do arquipélago da Madeira. Tal como o nome sugere, é preparado com mel de cana, remontando as suas origens à época áurea de produção de açúcar no arquipélago.
O bolo de mel da Madeira pode conservar-se durante um ano inteiro e é uma iguaria tradicional natalícia. De acordo com a tradição que ainda se mantém em algumas famílias, o bolo deve ser preparado no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, dando início aos preparativos do Natal, em cujas mesas é uma presença habitual. É também tradição partirem-se os últimos bolos da fornada do ano anterior neste dia.
Para além do mel, o bolo inclui também farinha, fermento, erva-doce, canela, cravinho, nozes, amêndoas, vinho da Madeira e laranja, limão e cidra, entre outros ingredientes possíveis.
Tradicionalmente havia dois tipos de bolo de mel-de-cana: o pobre e o rico, distinguindo-se este último por ser muito rico em frutos secos especialmente nozes.
Ingredientes:
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 3 ovos
- 200 gr de chocolate amargo
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 1 e meia xícara de chá de mel
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de chá de café forte sem açúçar
- 1 e meia colher de sopa de canela em pó
- 1 e meia colher de sopa de de fermento em pó
- 1 lata de creme de leite
COMO FAZER
VEJA AO VÍDEO
Amei a receita só ficou ruim ver o passo a passo no video pois o som some na hora da explicação.
ResponderExcluir