No Brasil, principalmente no nordeste o Hibisco (Hibiscus sabdariffa) é conhecido como Vinagreira. As folhas que são bem azedinhas (daí o nome) são usadas como ingredientes de alguns pratos típicos da cozinha nordestina. Já aqui para o Sul e Sudeste tenho o visto sendo vendido com o nome de Flor de Groselha ou Groselheira?.
Depois da florada as flores já polinizadas murcham e ficam os cálices que crescem e tornam-se carnudos. E é essa parte da planta que colhemos e faremos uso.
Os cálices de Hibisco podem ser usados frescos ou desidratados. E podem ser encontrados em mercados municipais e feiras livres durante a safra. Já o Hibisco desidratado é encontrado durante o ano todo em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em empórios de produtos gourmet.
A PLANTA
O Fruto
Para retirar a parte interna onde ficam a sementes basta cortar a base com uma faca e com a ponta da mesma faca empurrar o frutinho de dentro que lembra um pequeno quiabo, por sinal, eles são da mesma família . Para fazer a geleia deve-se retirar as folhinhas verdes que ficam na base e depois cortar os cálices em gomos (use uma tesoura), mas se o propósito for de levá-los ao sol para que desidratem isso não é necessário.
O Ponto
Boa Degustação
Ingredientes
1 kg de Vinagreira - já higienizados e preparados
1 kg de açúcar cristal
2 L de água
Para Higienizar
1 L de água
1 colher de sopa de água sanitária
Modo de Fazer
Veja o vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário