quarta-feira, 28 de março de 2018

Moqueca baiana



A moqueca é um prato típico da cozinha baiana. Em sua origem, povos indígenas da região costumavam assá-la numa grelha de varas ou em folhas de árvore cobertas por cinzas quentes. Hoje, é feita em panela de barro e servida tradicionalmente com pirão de peixe e arroz.
Para mim, a moqueca é um dos pratos que todo brasileiro deveria conhecer e saber cozinhar. Não somente porque é uma delícia, mas também por ser um clássico da culinária brasileira, que contem muita história, muitas influências e muitos sabores. Existe aquela eterna discussão sobre moqueca baiana e capixaba, mas como sou mineira não vou meter minha colher nesse angú de caroço. As duas receitas tem valor, sabor e significado. Já compartilhei anteriormente uma receita de moqueca de peixe e camarão, aos moldes da receita capixaba. Agora é a vez de explorar os sabores da moqueca baiana. O meu método de preparo não foi dos mais tradicionais: como tenho fogão de indução, não pude usar minha panela de barro (teve que ser uma frigideira funda mesmo). Em contrapartida, incorporei os principais ingredientes que caracterizam a Moqueca Baiana: dendê, leite de coco e coentro. Eu sei que muita gente torce o nariz para coentro, mas nessa receita ele tem um papel primordial. Misturado aos demais ingredientes, cria-se um novo sabor que é espetacular. Se você ainda não experimentou, eu só posso de dizer que essa moqueca é uma verdadeira explosão de sabores. Confira a receita:

Ingredientes:

- 1 kg de piratinga
- 1 xícara de chá de leite de coco
- 1 xícara de chá de farinha de mandioca
- 2 colheres de sopa de azeite de dendê
- tempero a gosto
- 1 colher de sobremesa de tempero baiano
- 1 colher de sobremesa de açafrão
- cebolinha e coentro a gosto
- 1 tomate picado
- 1 cebola picada
- 1 pimentão picado

Como Fazer:


ASSISTA O VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário