Batata, batata-inglesa, batatinha, pataca, escorva, papa, ou semilha (Solanum tuberosum) é uma planta perene da família das solanáceas. A planta adulta geralmente tem entre sessenta a cem centímetros de altura, possui flores e frutos e produz um tubérculo comestível rico em amido, um carboidrato. Os nomes podem referir-se tanto ao tubérculo comestível quanto à planta como um todo. A espécie teve origem no Cordilheira dos Andes, próximo ao Lago Titicaca, e foi levada a outras regiões do mundo por colonizadores europeus. Atualmente são cultivadas milhares de variedades da espécie em todos os continentes e está inserida como um alimento fundamental na cultura mundial. A relação da batata com a batata-doce é bem pequena porque os vegetais não compartilham do mesmo gênero ou família, fazendo parte apenas da mesma ordem.
A espécie começou a ser cultivada por civilizações andinas há cerca de oito mil anos e o cultivo foi aperfeiçoado pelos Incas, que utilizavam, inclusive, técnicas de irrigação. Os espanhóis introduziram, no século XVI, a espécie na Europa, e se tornou um alimento fundamental no continente. Entretanto a grande dependência da batata fez com que o ataque de pragas que devastam as plantações causasse a morte de milhões de pessoas que tinham a batata como principal alimento, tal como aconteceu na Irlanda em 1845. Atualmente, o tubérculo é o quarto alimento mais consumido do mundo, com milhares de variedades de diferentes cores, sabores e tamanhos que são utilizadas em receitas no mundo todo. O maior produtor mundial é a China, cuja produção em conjunto com a da Índia corresponde a mais de um terço da produção mundial.
Como qualquer cultura, as plantações estão sujeitas ao ataque de diversas espécies de bactérias, fungos e insetos que comprometem a produtividade. Por isso, investe-se na criação de variedades mais resistentes, além da criação de batatas geneticamente modificadas, apesar do grande temor que ainda existe sobre produtos transgênicos. O aumento da produtividade é visto, ainda, como uma solução para acabar com a fome em diversos países. Para reconhecer a importância do tubérculo no mundo, o ano de 2008 foi intitulado o Ano Internacional da Batata pela Organização das Nações Unidas.
Bacalhoada
INGREDIENTES:
- 1,5 kg de bacalhau salgado
- 800 g de batatas descascadas e em fatias entre 0,5 e 1 cm
- 1 pimentão verde cortado em tiras
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras
- 2 cebolas grandes fatiadas
- 2 dentes de alho picadinhos
- 2 tomates maduros sem pele e sem semente cortados em pedaços grandes salsa picada
- 100 g de azeitonas pretas sem caroço
- 1 pitada de pimenta-do-reino (se gostar)
- 3 ovo cozido
- azeite para regar
- sal a gosto
MODO DE PREPARO:
- Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água pelo menos três vezes.
- Desfie e reserve.
- Em uma panela grande, coloque as batatas, cubra com água e cozinhe por cerca de 20 minutos, com a panela tampada.
- Escorra, corte as batatas em rodelas finas e reserve.
- Em um refratário retangular untado com azeite, faça camadas, começando com os tomates, depois a cebola, as batatas, o Bacalhau, as ervilhas, os pimentões, as azeitonas e o cheiro-verde.
- Tempere com 1 colher (chá) de sal e 1 colher (café) de Aji-no-moto", e regue com o azeite.
- Repita o processo e finalize com os ingredientes que restarem.
- finalmente, distribua sobre a superfície as rodelas de ovo cozido, regue novamente com o azeite de oliva e leve ao forno baixo (150 graus), pré-aquecido, por cerca de 1 hora ou até que os ingredientes estejam "al dente".
- Sirva em seguida.
- Sirva com arroz branco, salada verde e o vinho da sua preferência.
- Se sobrar, sirva frio no dia seguinte.
- É uma delícia também.
Torta purê de batata
Ingredientes:
massa
2 xícaras (chá) de purê de batata
125g de queijo gruyére
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ovo batido
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de azeite de oliva
recheio
2 xícaras (chá) de queijo cottage
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
2 tomates médios, sem pele e sem sementes picados
1 maço pequeno de rúcula picada grosseiramente
1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
1 colher (sopa) de orégano
sal a gosto
Modo de Preparo:
Massa: coloque em uma tigela o purê de batata, o queijo a farinha, o ovo, a noz-moscada e o sal. Misture até ficar homogêneo. Modele o purê de batata em 12 discos de 1 cm de altura e 10 cm de diâmetro. Polvilhe-os com farinha de trigo. Unte uma frigideira com o azeite e aqueça. Coloque, aos poucos, os discos de purê e frite por 15 minutos, ou até dourar dos dois lados. Retire com delicadeza e reserve. Recheio: coloque o queijo cottage em uma peneira e deixe escorrer bem. Em seguida, aqueça o azeite em uma panela, doure o alho e acrescente os tomates. Refogue, mexendo de vez em quando, ou até o tomate reduzir pela metade. Junte a rúcula e refogue até murchar. Retire do fogo e junte o queijo, as azeitonas, o orégano e o sal. Monte as tortas em pratos individuais em camadas alternadas de massa e recheio. Faça duas ou três camadas de acordo com a sua preferência. Sirva a torta quente ou fria. Se preferir quente, coloque no forno médio, preaquecido, por 15 minutos, ou até esquentar.
Categoria:
Torta, pizzas e pães
Esta receita:
é vegetariana
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Média
Tempo de preparo:
50 min + o tempo de forno
Rendimento:
4 porções
Panqueca de batata com brócolis e ricota
Ingredientes:
4 batatas médias descascadas e raladas
1 cebola grande ralada
2 ovos
5 colheres (sopa) de maisena
3 colheres (sopa) de óleo de milho
buquês de 1 maço pequeno de brócolis cozidos
150 g de ricota amassada
sal, pimenta branca e sementes de girassol a gosto
Modo de Preparo:
Passe as batatas e a cebola por uma peneira e esprema bem. Coloque numa tigela e misture as gemas, a maisena, o sal e a pimenta-do-reino. Acrescente as claras batidas em neve e mexa até ficar homogêneo. Reserve. Com o óleo, unte uma frigideira de 15 cm de diâmetro e leve ao fogo até aquecer. Distribua um pouco da massa, espalhe com uma espátula e deixe fritar até dourar dos dois lados. Retire do fogo e repita a operação, untando a frigideira a cada adição, até usar toda a massa. Misture numa tigela os brócolis, a ricota, as sementes de girassol e o sal. Recheie as panquecas com a mistura, decore com pimenta rosa e sirva.
Categoria:
Grãos e Massas
Esta receita:
é vegetariana
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
35 min
Rendimento:
4 porções
Batata com creme de iogurte e ervas
Ingredientes:
16 batatas bolinhas cozidas e sem casca
folhas de 1 maço pequeno de ervas frescas (salsinha, manjericão e cebolinha verde)
2 dentes de alho descascados
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 pote (200 g) de iogurte natural
1/2 xícara (chá) de creme de leite
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador as ervas com o alho, o azeite de oliva, o iogurte, o creme de leite, o sal e a pimenta. Despeje numa panela e cozinhe, sem parar de mexer, por 5 minutos, ou até ficar levemente encorpado. Acerte o sal e retire do fogo. Sirva as batatas quentes temperadas com o molho e acompanhadas de salada de agrião. Se preferir, decore com cebolinha verde e pimenta-do-reino moída grosseiramente.
Categoria:
Acompanhamentos
Esta receita:
é vegetariana
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
10 min
Rendimento:
4 porções
Sopa de batata e manjericão
Ingredientes:
1/2 kg de batata médias
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada em pedaços pequenos
2 dentes de alho amassados
1 litro de caldo de galinha sem gordura
folhas de 1/2 maço pequeno de manjericão
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo:
Descasque as batatas e rale na parte grossa do ralador, aparando numa tigela com água gelada. Reserve. Coloque numa panela o azeite, a cebola e o alho, leve ao fogo e refogue até a cebola ficar macia. Incorpore as batatas escorridas e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos. Junte o caldo de galinha, o sal e a pimenta. Reduza o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 25 minutos, ou até a sopa encorpar. No final, adicione o manjericão e acerte o sal. Sirva a seguir.
Categoria:
Sopas
Esta receita:
é light
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
40 min
Rendimento:
4 porções
Calorias:
140 cal por porção
Sopa de batata com alho e lingüiça
Ingredientes:
2 cabeças de alho
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 kg de batatas médias picadas em cubos pequenos
3 xícaras (chá) de caldo de galinha caseiro
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
300 g de lingüiça calabresa picada em rodelas finas
1 cebola média picada em pedaços pequenos
sal a gosto
caldo de Galinha Caseiro
1 galinha caipira com cerca 1 kg
2 cebolas médias picadas em gomos
4 talos de salsão com as folhas
1 batata-doce média partida ao meio
1 bulbo de erva-doce picado
2 cenouras médias descascadas e picadas
1 maço de ervas frescas amarrado
Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Corte os pedúnculos das cabeças de alho, retire apenas a casca que as reveste e disponha-as numa assadeira pequena. Regue com a metade do azeite de oliva e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno por 1 hora, ou até os dentes de alho ficarem macios. Retire do forno e, assim que amornar, separe os dentes de alho, retire a polpa e reserve. Leve ao fogo uma panela com as batatas e o caldo de galinha e cozinhe por 25 minutos, ou até as batatas ficarem al dente. Retire do fogo e despeje a metade da mistura no liquidificador com o creme de leite. Bata até obter um creme e reserve. Coloque numa panela o azeite de oliva restante, a lingüiça e 4 colheres (sopa) de água. Refogue, mexendo de vez em quando, por 12 minutos, ou até a lingüiça ficar macia. Acrescente a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, por mais 3 minutos. A seguir, adicione a batata cozida com o caldo de galinha, a batata batida e o sal. Misture e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos, ou até ficar levemente encorpada. Distribua o alho assado nos pratos e despeje a sopa. Sirva em seguida. Caldo de galinha caseiro: limpe a galinha, corte pelas juntas e coloque-a numa panela grande de fundo grosso. Junte a cebola, o salsão com as folhas picados grosseiramente, a batata-doce, a erva-doce, a cenoura, o maço de ervas e 5 litros de água (de modo que cubra os ingredientes) e deixe cozinhar por 3 horas. Durante este tempo, usando uma escumadeira, retire e elimine a gordura que se formar na superfície. Retire do fogo e deixe amornar por 1 hora. Coe o caldo numa tigela e deixe amornar por mais 1 hora em lugar fresco. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira. Deixe de um dia para o outro. No dia seguinte, retire a gordura solidificada na superfície do caldo.
Dicas:
Para deixar a sopa menos calórica, substitua a lingüiça por presunto de peru ou lingüiça de peru e o creme de leite por leite desnatado.
Categoria:
Sopas
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Difícil
Tempo de preparo:
1 hora e 5 min + o tempo de forno
Rendimento:
8 porções
Pão de batata com requeijão
Ingredientes:
5 batata médias
3 xícaras (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
1 ovo batido
1/2 kg de requeijão (do tipo mais firme)
2 gemas batidas
sal a gosto
Modo de Preparo:
Descasque as batatas, lave, corte-as em pedaços uniformes e coloque-as em uma panela. Junte o leite e o sal e cozinhe, em fogo baixo, por 40 minutos, ou até as batatas ficarem macias e absorverem o leite. Retire do fogo, passe-as por um espremedor e reserve. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo, o fermento e o açúcar. Junte a manteiga (reserve 1/2 colher de sopa para untar) e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Acrescente as batatas espremidas e misture. Junte o ovo e sove até a massa ficar lisa. Cubra a tigela e deixe a massa descansar por 15 minutos. Em seguida, ligue o forno à temperatura média. Com as mãos enfarinhadas, faça pequenos círculos de massa de aproximadamente 8 cm de diâmetro. Coloque 1 colher (sopa) de requeijão sobre os círculos e feche-os, formando os pães. Coloque-os em 2 assadeiras untadas com a manteiga reservada e pincele com as gemas. Leve para assar por 50 minutos, ou até ps pães dourarem. Sirva quente.
Categoria:
Lanches
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Média
Tempo de preparo:
1h 20min + tempo de forno
Rendimento:
15 unidades
Salada de batata com camarão, maçã e molho rosé
Ingredientes:
3 batatas médias descascadas cortadas em cubos pequenos
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
300 g de camarão médio limpo
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
1 maçã Grany Smith cortada em cubos pequenos
sal e pimenta-do-reino a gosto
molho rosé
1/2 xícara (chá) de maionese
4 colheres (sopa) de requeijão cremoso ou creme de leite
4 colheres (sopa) de ketchup
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de conhaque
1 colher (chá) de açúcar
sal a gosto
folhas verdes para acompanhar
Modo de Preparo:
Molho rosé: coloque numa tigela a maionese, o requeijão cremoso, o ketchup, o azeite de oliva, o conhaque, o açúcar e o sal. Bata com um garfo e reserve na geladeira. Coloque a batata numa panela com 1,5 litro de água fervente e 1 colher (chá) de sal. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos, ou até a batata ficar macia, mas não deixe desmanchar. Retire do fogo, escorra a água, passe a batata por água fria e reserve. Aqueça o azeite numa frigideira, acrescente o camarão e frite por 3-4 minutos, ou até dourar de maneira uniforme. Tempere com sal e retire do fogo. Numa tigela, coloque a batata, o camarão, a cebolinha, a maçã, o sal e a pimenta-do-reino, misture cuidadosamente e transfira para uma saladeira. Regue com o molho rosé e, se preferir, decore com camarão e cebolinha verde picada. Sirva com as folhas verdes.
Categoria:
Saladas
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Frio
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
45 min
Rendimento:
4 porções
Salada de batata com kani kama
Ingredientes:
1 batata
1 cenoura
1 ovo
4 kani kamas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de pimenta-do-reino preta moída grosseiramente
3 colheres (sopa) de maionese
Modo de Preparo:
Lave a batata, seque-a com toalha de papel e descasque. Lave a cenoura, seque-a com toalha de papel e raspe-a. Coloque em uma panela de pressão 1 litro de água, a batata, a cenoura e o ovo. Tampe a panela e leve ao fogo por 5 minutos, até começar a liberar vapor. Reduza o fogo e deixe por 10 minutos, até os legumes ficarem cozidos. Retire a panela do fogo, tire a pressão, abra e escorra a água. Pique a batata, a cenoura, o ovo e coloque-os em uma tigela. Junte o kani kama, o azeite, a pimenta-do-reino, a maionese e o sal. Misture delicadamente até distribuir bem o tempero. Acompanhe com folhas verdes.
Categoria:
Saladas
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Frio
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
30 min
Rendimento:
2 porções
Salada de batatas
Ingredientes:
5 batatas médias
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de manjericão
1/2 maço médio de agrião
6 folhas de acelga em tiras
1 xícara (chá) de queijo minas fresco picado
2 tomates médios em gomos
sal a gosto
Modo de Preparo:
Lave as batatas em água corrente, coloque-as em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe por 40 minutos, ou até as batatas ficarem macias. Enquanto isso, coloque em uma tigela pequena o azeite, o manjericão e o sal. Macere o manjericão e deixe tomar gosto. Reserve. Assim que as batatas ficarem macias, retire-as do fogo, escorra a água, deixe amornar e descasque-as. Corte as batatas em cubos médios. Reserve. Em uma saladeira, disponha as folhas de agrião e de acelga, as batatas, o queijo e os tomates. Regue com o azeite temperado e sirva.
Categoria:
Saladas
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Frio
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
1 hora
Rendimento:
6 porções
Salada de batata com creme de parmesão
Ingredientes:
3 batatas grandes
1/2 pé de alface crespa lavado
1/2 pé de rúcula lavado
creme
1 caixinha de creme de leite
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 maço médio de tomilho picado
sal e pimenta-do-reino em grãos a gosto
2 salsichões cortados em rodelas
Modo de Preparo:
Lave as batatas e leve ao fogo em uma panela com 1 litro de água. Cozinhe até ficarem macias. Retire do fogo, escorra a água, descasque as batatas e corte em cubos grandes. Reserve. Creme: coloque o creme de leiteem uma tigela refratária e leve ao fogo, em banho-maria, numa panela com 1 litro de água. Cozinhe, batendo sem parar com um batedor manual até encorpar. Reduza o fogo e acrescente, aos poucos, e sem parar de bater, o queijo parmesão. Em seguida, adicione o azeite de oliva em fio, batendo sem parar. Acerte o sal e junte o tomilho e a pimenta-do-reino moída grosseiramente. Retire do fogo. Disponha as folhas de alface e de rúcula numa saladeira. Se preferir, rasgue as folhas grosseiramente com as mãos. Coloque as batatas e distribua o salsichão. Por último, regue a salada com o creme. Se preferir, cozinhe o salsichão em água antes de cortá-lo.
Categoria:
Saladas
Cozinha:
Alemã
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
1 hora e 10 min
Rendimento:
6 porções
Salada de bacalhau, batata e rúcula
Ingredientes:
400 g de lombo de bacalhau
3 cabeças grandes de alho
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 batatas médias descascadas
folhas de 8 ramos de salsinha picadas finamente
folhas de 1 maço pequeno de rúcula
molho
3 colheres (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de molho de mostarda
3 colheres (sopa) de leite
8 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto
Modo de Preparo:
Lave o bacalhau e coloque-o numa tigela grande com 3 litros de água fria. Cubra a tigela com filme plástico e deixe de molho na geladeira por 36 horas, trocando água por 6 vezes. Ligue o forno à temperatura média. Escorra a água do bacalhau e transfira-o para uma panela com 1 litro de água. Leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos, ou até ficar macio. Não deixe cozinhar demais. Retire do fogo, escorra a água e desfie o bacalhau em lascas grandes. Reserve. Corte a parte superior das cabeças de alho sem separar os dentes e coloque-as numa assadeira bem pequena. Em cada cabeça, adicione 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Abra cuidadosamente os dentes de alho para que o azeite penetre. Leve ao forno por 30 minutos, ou até ficarem macios. Retire do forno e reserve. Corte as batatas em rodelas não muito finas e cozinhe numa panela com 2 litros de água fervente e 1 colher (chá) de sal por 20 minutos, ou até ficarem macias, mas firmes. Retire do fogo, escorra a água e passe as rodelas de batata por água fria. Molho: bata no liquidificador o vinagre, o mel, a mostarda e o leite por 30 segundos. Sem parar de bater, junte o azeite (o mais lentamente possível). Tempere com sal e bata rapidamente. Coloque num prato grande as rodelas de batata e por cima distribua as lascas de bacalhau. Espalhe a salsinha, disponha a rúcula, as cabeças de alho e regue com o molho.
Categoria:
Saladas
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Frio
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
1 hora e 5 min + o tempo de forno
Rendimento:
6 porções
OUTRAS RECEITAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário