segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Receitas Fantásticas com Avelãs



A avelã da aveleira, avelaneira ou avelãzeira (Corylus avellana),[1] que é um arbusto da família Betulaceae que cresce naturalmente em quase toda a Europa, Ásia Menor e parte também da América do Norte. A avelã consiste em um fruto mais ou menos esférico a ovoide, lenhoso e indeiscente, cuja casca é extremamente resistente. Em seu interior, encontra-se a semente comestível, de sabor levemente adocicado e algo oleaginosa.

A avelã é consumida ao natural, ou usada em doces, normalmente associada ao chocolate, ao qual acrescenta um sabor muito apreciado.

Do quadro anterior, podemos concluir que a avelã dispõe de um elevado conteúdo de gordura (48-66 por cento), pelo que é muito aproveitada como matéria oleaginosa para objetivos alimentares e industriais.

Bem mastigados, este fruto presta-se muito bem para o consumo cru. Entre 15 e 20 avelãs, devido ao seu elevado teor de proteínas e de gorduras, podem levar à substituição de uma refeição completa, mesmo não sendo indicado. O proveito é ainda muito maior se tiverem sido trituradas num liquidificador, raladas ou moídas. Nesta forma, as avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos e auxílio para o emagrecimento supervisionado por um profissional da nutrição.

A avelã é utilizada para a elaboração de produtos de grande riqueza alimentar, como o leite de avelã, manteiga de avelã, pasta de fruta de avelã, pastéis de avelã, biscoitos de avelã.

Bolo de avelãs


 Ingredientes:

200 g de farinha de trigo 

200 g de açúcar 
200 g de avelãs 
100 g de manteiga 
1 xícara de leite 
3 ovos grandes 
1 colher (sopa) de fermento em pó 
casca de limão ralada 
Cobertura 
1 barra de chocolate meio amargo 
1 lata de creme de leite 
conhaque 

 Modo de Preparo: 

Tostar as avelãs descascadas no forno. Retirar a película escura e moer. Bater as gemas, a manteiga e o açúcar até obter uma gemada clara. Adicionar a casca de limão, a farinha, o fermento, as avelãs, o leite e bater por mais alguns minutos. Adicionar delicadamente as claras batidas em neve firme, sem bater. Levar ao forno médio por 35 minutos.

Cobertura de Chocolate:

Dissolver o chocolate em banho-maria. Misturar o creme de leite e o conhaque. Cobrir o bolo e servir.

Categoria: 

Sobremesas: Bolos


Cozinha: 

Italiana


Temperatura: 

Frio


Dificuldade: 

Média



Bombons recheados com creme de avelã


Ingredientes:

creme 

1 caixinha de leite condensado 
1 colher (sopa) de manteiga 
4 colheres (sopa) de chocolate em pó 
1 xícara (chá) de avelãs 

bombons 

500 g de chocolate ao leite 
1 fôrma 1 para bombons 

 Modo de Preparo: 

Creme: em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo sempre. Assim que o creme começar a engrossar, retire, acrescente as avelãs moídas e deixe esfriar. Bombons: Raspe a barra de chocolate com uma faca e coloque as raspas em um recipiente de vidro alto. À parte, coloque água em uma panela e leve ao fogo até aparecerem bolhinhas de fervura no fundo e um leve vapor. Retire a panela do fogo e, dentro dela, coloque o recipiente de vidro por 15 minutos, sem mexer. Com o auxílio de uma colher de plástico, misture o chocolate até que derreta por completo, obtendo assim uma massa homogênea. Despeje-o em outro recipiente de vidro, ou em uma pedra de mármore seca e, com uma espátula de plástico, misture bem até o chocolate esfriar. Volte ao mesmo recipiente. Na fôrma de bombons, coloque uma camada fina de chocolate com a ajuda de um pincel ou uma colher. Limpe as bordas da fôrma e coloque-a, virada para baixo, em uma bandeja ou tábua forrada com papel-manteiga ou alumínio. Leve à geladeira por 10 minutos. Recheie os bombons com 1 colher (chá) de creme já frio e, em seguida, complete com o restante do chocolate, retirando o excesso com uma espátula. Leve à geladeira por 20 minutos. Desenforme os bombons e mantenha-os em temperatura ambiente. Embrulhe-os somente após 6 horas. 


Categoria: 

Sobremesas: Doces


Cozinha: 

Brasileira


Temperatura: 

Frio


Dificuldade: 

Fácil


Rocambole de morango e avelã


 Ingredientes:

Massa 

1 xícara (chá) de avelãs moídas 
3 colheres (sopa) de maisena peneirada 
1 colher (chá) de fermento em pó peneirado 
3 ovos 
1/2 xícara (chá) de açúcar 
1 colher (sopa) de manteiga 

Recheio 

1/2 xícara (chá) de queijo cottage 
3 xícaras (chá) de morango picado 
1/2 xícara (chá) de açúcar 

chantilly, avelãs moídas e morango para decorar 

Modo de Preparo: 

Massa: misture em uma tigela a avelã, a maisena e o fermento. Bata na batedeira os ovos e o açúcar até obter um creme. Despeje a mistura de avelã, aos poucos, mexendo, mas sem bater, até obter uma massa uniforme. Ligue o forno à temperatura média. Forre com papel-manteiga uma fôrma própria para rocambole de 35 x 24 cm e unte-o com a manteiga. Despeje a massa e leve ao forno por 25 minutos, ou até dourar. Retire. Desenforme a massa ainda quente sobre um filme plástico aberto em uma superfície lisa e polvilhada de açúcar. Remova o papel-manteiga com cuidado. Reserve.

Recheio:

Bata no processador o queijo cottage, 2 xícaras (chá) de morango e o açúcar, até obter um creme. Transfira a mistura para uma panela e acrescente o restante dos morangos. Leve ao fogo, mexendo sempre, por 10 minutos, ou até encorpar. Espalhe o recheio sobre a massa, enrole o rocambole com cuidado pelo lado maior e transfira para uma travessa. Decore e sirva. 


Categoria: 

Sobremesas: Bolos


Temperatura: 

Frio


Dificuldade: 

Fácil


Tempo de preparo: 

35 min + o tempo de forno


Rendimento: 

6 fatias


Torta de avelã


 Ingredientes:

1 pacotinho de açúcar vanile 
150 gramas de manteiga 
1 pitada de sal 
2 ovos 
100 gramas de avelã torrada 
350 gramas de farinha de trigo 
2 colheres (chá) de fermento em pó 
1 colher (sopa) de rum 
450 gramas de geléia de abacaxi para rechear 
5 fatias de abacaxi em calda picadas para decorar ou 200gr de morango 

Cobertura 

100 g de açúcar de confeiteiro 
1 e 1/2 xícara (chá) de gordura de coco amolecida 
4 colheres (sopa) de rum 
2 colheres (sopa) de suco de limão 

Modo de Preparo: 

Bata o açúcar vanile, a manteiga e o sal em velocidade moderada, por 10 minutos ou até obter um creme esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, batendo sempre. Tire da batedeira, acrescente a avelã e a farinha peneirada com o fermento; amasse bem por 10 minutos. Adicione o rum e amasse até conseguir uma massa lisa homogênea. Cubra-a e deixe-a descansar por 30 minutos. Divida a massa em quatro partes iguais. Abra cada uma com a ponta dos dedos em um diâmetro de 24 cm em assadeiras separadas. Leve para assar dois discos em forno preaquecido a 125ºC por 20 minutos. Deixe-os esfriar enquanto assa os outros. Em um prato de torta, coloque um dos discos e passe uma farta camada de geléia. Repita a operação com os dois outros cobrindo com o último. Espalhe a cobertura sobre o quarto disco e decore com o abacaxi picado. Leve à geladeira até a hora de servir.

Cobertura: misture o açúcar de confeiteiro com agordura de coco. Junte o rum e o suco de limão e bata bem por 5 minutos, até obter um creme liso.

Categoria: 

Sobremesas: Tortas


Temperatura: 

Frio


Dificuldade: 

Fácil

OUTRAS RECEITAS





sábado, 28 de setembro de 2019

Receitas Fantásticas com Abricó



Doce de abricó


Ingredientes: 

1 kg de abricó limpo 1 copo de água 4 xícaras (chá) de açúcar 70 amêndoas descascadas 

Modo de Preparo: 
Ponha a água no fogo, dissolva o açúcar e dependendo da dureza do abricó coloque-os antess ou depois que a água ferver. Quando os abricós começarem a estufar, espete-os por dentro com um garfo e passe-os na beirada de um prato, para seca-los por fora. No centro do abricó, coloque uma amêndoa, cubra com outro abricó, e aperte as beiradas apenas para ligar. Passe-os em açúcar cristalizado e coloque-os em forminhas de papel, depois que estiverem frios.


COMPOTA DE ABRICÓ


Ingredientes:

200 g de abricós
1 1/2 copo de açúcar

Modo de Preparo:

Lave os abricós e deixe de molho na véspera. No dia seguinte leve ao fogo com a mesma água e deixe cozinhar por 10 minutos. Então, junte o açúcar e leve tudo para ferver, até que o caldo engrosse.


Torta de abricó

Ingredientes

8 ovos
8 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
250g de amêndoas

Modo de preparo

Bata as claras em neve, junte as gemas e continue a bater.
Junte o açúcar, sempre batendo.
E por último a farinha de rosca e as amêndoas passadas na máquina de moer.
Bata muito bem.
Leve para assar numa forma untada e polvilhada com farinha de rosca, em forno brando.
Quando enfiar um palito e ele sair sem massa, embora úmido, está pronto.
Retire e deixe esfriar.
Parta ao meio, formando duas partes.
Recheie com o abricó.
Cubra a torta com o mesmo recheio.


sexta-feira, 27 de setembro de 2019

RECEITAS FANTÁSTICAS COM ARATICUM



Araticum (Panã) é um fruto nativo do Cerrado. Também é conhecido por marolo, Pinha,mamão ou bruto. Araticum é nome dado a diversas espécies da família Annonaceae, mesma da fruta-do-conde (Annona squamosa), conhecida também como ata ou pinha, dependendo da região.
O maroleiro é uma árvore de 2,5 a 3,5 m de altura, com o diâmetro da copa chegando a 2–4 m, da família das anonáceas, que ocorre, de forma descontínua, no cerrado brasileiro. A planta tem preferência por regiões de cerrado com menor déficit de umidade, em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, pequena parte do interior de São Paulo e em partes isoladas de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e leste da Bahia. Mas é em Minas Gerais que o fruto é típico e muito apreciado.
Possui sistema radicular do tipo axial que atinge grandes profundidades no solo, para absorver água e nutrientes. O seu tronco é reto com galhos tortuosos, a casca é corticosa, fendida e grossa.
Possui folhas ovadas, coriáceas, flores verde-amarelas que ocorrem entre novembro e janeiro, com polinização entomófila, mais especificamente pelo besouro ciclocéfalo (Cyclocephala atricapilla). Os frutos são infrutescências bacáceas múltiplas, grandes (até 4,5 kg), comestíveis, de casca verde-amarronzada, quando maduros, com sementes também tidas como antidiarréicas.
Os frutos são infrutescências bacáceas múltiplas, grandes (até 4,5 kg), comestíveis, de casca verde-amarronzada, quando maduros.
Seus frutos alcançam mais de 15 cm de diâmetro e 2 kg de peso, contendo muitas sementes com cerca de 1,5 cm de comprimento. Quando aberto, o fruto oferece uma polpa cremosa de odor e sabor bem fortes e característicos que difere grandemente da fruta-do-conde, é considerada uma iguaria da região do cerrado, vendido em feiras livres ou consumido ao natural ou na forma de batidas, bolos, biscoitos e bolachas, picolés, sorvetes, geléias e diversos doces.A frutificação inicia-se em novembro e a maturação entre fevereiro e abril, donde estar, em Minas Gerais, popularmente associado ao período da Quaresma.Quando está maduro, o fruto cai no solo, sob a projeção da copa, exalando um forte e característico cheiro. Estes são os de melhor qualidade para o consumo, pois os colhidos diretamente da árvore ou não amadurecerão ou apresentarão sabor inferior.
Esta fruta ocorre em cerrados e cerradões, ao longo de todo o bioma Cerrado. “O quanto em toda vereda em que se baixava, a gente saudava o buritizal e se bebia estável. Assim que a matlotagem desmereceu em acabar, mesmo fome não curtimos, por um bem: se caçou boi. A mais, ainda tinha araticum maduro no cerrado.” Guimarães Rosa em Grande sertão: veredas.

Doce de Araticum com Acerola


Ingredientes 
1 araticum grande 
400 g de acerola 
400 g de açúcar 
1,5 L de água 

Preparo 
Descasque o araticum, faça o suco da acerola, coe o suco e acrescente-o à polpa do araticum e o açúcar 
Leve ao fogo no tacho de cobre. Tire a calda ao ponto de fio. 
Tempo de Preparo: 4 horas 
Rendimento: 1,5 kg 
Araticum é uma fruta típica do cerrado e sua época é a mesma da quaresma. 


Calda de araticum 


Ingrediente 
100 g Araticum 
200 ml Leite 

Preparo
1. Combine todos os ingredientes (com exceção da essência e do 
licor) e leve à fervura. 
2. Ferva por 2 minutos. Retire do fogo. 
3. Tampe a panela e deixe em infusão até esfriar.


Doce de Araticum 


Ingredientes 
200 g de polpa de araticum 
200 g de açúcar 
200 g de suco de laranja 

Preparo 
Passar a poupa por uma peneira e juntar com os outros ingredientes. Levar ao fogo numa panela até ficar pastoso. Retirar do fogo, deixar esfriar e colocar em um recipiente.



Mousse de araticum


Ingredientes 

350 ml leite integral 
3 gemas 
50 g de açúcar refinado 
1 sache de gelatina sem sabor 
200 ml creme de leite fresco 
qb Canela em pó 
250 g doce de araticum 
qb Raspas de laranja 

Preparo 
1. Leve o leite ao fogo com metade do açúcar e as raspas de 
laranja. 
2. Após ferver despeje o leite sobre as gemas batidas com o açúcar 
restante 
3. Leve ao banho-maria para engrossar. 
4. Hidrate a gelatina em água fria e acrescente-as ao creme. 
5. Retire do banho-maria 
6. Resfrie (mas não deixar gelatinizar) e acrescentar o creme 
de leite batido em picos médios 
7. Dar continuidade a montagem do bolo mousse. 
Montagem do bolo mousse de laranja e araticum 
1. Unte uma superfície de um aro com óleo. 
2. Corte o pão de ló de laranja no formato do aro (se o bolo 
estiver alto cortar ao meio em camadas com uma linha) 
3. Forre o fundo com um disco de pão de lo e pincele com a 
calda de araticum 
4. Passe uma camada de doce de araticum 
5. Coloque metade da mousse de araticum 
6. Coloque mais um disco de pão de lóo de laranja e pincele com a calda 
7. Passe mais uma camada de doce e cubra com a mousse 
8. Uniformize a superfície 
9. Leve ao freezer para refrigerar 
10. No momento de servir retire o aro. 
11. Decore com raspas de laranja ou sementes de araticum.

biscoito de araticum


INGREDIENTES
1 xícara de polpa de araticum (chá)
6 xícaras de farinha de trigo (chá)
1.5 xícaras de açúcar (chá)
1 xícara de manteiga (chá)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de suco de limão
1 unidade de ovo

PASSO A PASSO
Bata bem a polpa do araticum no liquidificador e passe em um pano
Em separado, bata a 
manteiga e o açúcar até o ponto de creme
Junte o ovo e o limão, batendo bem
Logo em seguida, 
acrescente a polpa de araticum
Adicione o sal, o fermento e a farinha
Amasse bem e deixe na 
geladeira por dez minutos
Divida a massa, sove bem e depois abra na espessura de meio centímetro
Corte os biscoitos em modelos variados
Asse em forma untada.

Licor de araticum


Ingredientes:
300 gramas de açúcar --
250 ml de água;
250 ml de aguardente (cachaça) ou álcool de cereais.
500 gramas de araticum sem caroço, em gomos.

Preparo:
Colocar o araticum em infusão no álcool ou na aguardente durante 3 dias.
Coar, fazer o xarope (água e açúcar). Misturar o xarope frio na infusão de araticum já coado.
Filtrar e engarrafar. Servir depois de 2 a 3 meses.



segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Receitas Fantásticas com Araçá



O Psidium mccooner, mais conhecido como araçá-laranja é abundante no sertão pernambucano e na mata-sul do estado, é um fruto com um sabor adocicado e um pouco ácido, bastante utilizado para fazer geleias e comportas. Alguns moradores alegam que o fruto é muito eficaz no combate à verminoses e manchas na pele. Vitaminas encontradas no fruto: A, D, B e E. Segundo o pesquisador Laurius Mccooner, os moradores em parte estão certos, já que segundo o resultado de sua pesquisa, foi comprovado que o fruto contém substâncias para combater verminoses. O arbusto do araçá-laranja atinge no máximo 3 metros de altura, o que torna fácil para colher os frutos.

Bavaroise de feijoas com calda de araçá e acerola


Ingredientes 
300 g de feijoas
¾ de xícara de açúcar (135 g)
½ xícara de água
1 1/2 xícara de leite integral (360 ml)
5 folhas de gelatina sem cor e sem sabor
3 gemas
200 g de creme de leite fresco

Calda de acerola e araçá
200 g de pedaços de acerola
200 g de araçá-roxo cortado em cunhas, sem sementes
¼ de xícara de suco de maracujá sem as sementes (60 ml)
¼ de xícara de açúcar (45 g)

Para a bavaroise: descasque as feijoas, corte em pedaços, coloque numa panela com metade do açúcar e a água e leve ao fogo até amolecer. Bata no liquidificador e passe por peneira. Reserve. Separe meia xícara de leite numa tigela e pique sobre ele as folhas de gelatina. Reserve. Leve o leite restante para aquecer. À parte bata bem as gemas com o açúcar restante e despeje sobre elas um pouco do leite quente e misture bem. Coloque esta mistura na panela com o leite quente e volte ao fogo bem baixo, mexendo delicadamente, até começar a engrossar (cuidado para não deixar ferver para não ficar com gosto de ovo). Tire do fogo e, ainda quente, junte a gelatina e mexa até derreter. Junte a feijoa cozida e misture bem. Coloque a panela sobre uma bacia com água e gelo e vá mexendo devagar até resfriar e começar a gelatinizar (tem que ficar com consistência de clara de ovo). Enquanto isso, numa tigela, bata o creme de leite com batedor de arame até formar picos moles. Despeje a mistura de feijoa sobre o creme de leite e mexa delicadamente até formar um creme homogêneo. Despeje em forminhas individuais ou numa forma decorativa grande e leve à geladeira por cerca de 4 horas.

Para a calda: misture todos os ingredientes e leve ao fogo até formar uma caldinha com consistência de xarope, com as frutas amolecidas. Espere esfriar e leve à geladeira. Deixe até a hora de servir.
Desenforme a bavaroise e sirva com um pouco de calda e uma folhinha de menta. Rende: 8 porções


Geléia de araçá com mamão


Ingredientes
- 600g de mamão maduro
- 400g de araçá boi
- 300g de áçucar

Modo de fazer
Tire o caroço das frutas e bata no liquidificador sem água. Coloque num taxo acrescente o açúcar e leve ao fogo médio por mais ou menos duas horas. A consistência fica gosto de quem faz.

Suco de araçá com mamão


Ingredientes
- 80g de araçá boi
- 320g de mamão
- 150g de áçucar
- 450ml de água

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquificador e sirva gelado.


Bolo de Araçá


Massa :
2 ½ xícaras de chá de açúcar
2 colheres de sopa de margarina sem sal
4 ovos
3 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
2 colheres de chá bem cheias de fermento em pó
1 ½ xícaras de polpa de araçá
1 colher de sopa de mel

Como fazer
Bata o açúcar com a margarina até obter um creme homogêneo. Acrescente as clara em neve, batendo bem. Junte os ovos, um a um, sem parar de bater. Acrescente a farinha de trigo e o fermento aos poucos. Por último, junte a polpa.
Coloque em forma de bolo inglês.

Cobertura :
Molhar o bolo com suco ou refrigerante de guaraná.
Aquecer barra de chocolate para cobertura e cobri-lo.