Biscoito Caetano
Ingredientes
Açúcar cristal – 1 ½ copo duplo (250g)
Farinha de trigo sem fermento – 10 xícaras de chá (1200g)
Erva doce – 1 colher de sopa (6g)
Ovos – 2 unidades (140g)
Manteiga – 4 colheres de sopa cheia (130g)
Leite integral – 2 copos duplos cheios (400mL)
Sal – 1 colher de café (3g)
Fermento em pó químico – 2 colheres de sopa (32g)
Modo de preparo
Coloque em uma bacia os ingredientes, exceto o leite, e misture com as mãos. Adicione o leite aos poucos, e vá misturando com as pontas dos dedos em movimentos para cima, até que a massa esteja se soltando das mãos e do fundo da bacia. Em seguida, polvilhe a massa com farinha de trigo e enrole os biscoitos no formato desejado, colo- cando-os em tabuleiro untado. Pré-aqueça o forno por 10 minutos e asse a 180°C por 25
minutos ou até que estejam corados. Após retirar do forno, tampe com um pano de prato e, assim que esfriar, coloque os biscoitos em um recipiente bem fechado.
Tempo de preparo: 30 minutos Rendimento: 88 unidades (1570g) Valor calórico
Porção: 2 unidades (36g) – 152kcal
História da Receita
Silvaine nasceu e foi criada no distrito ouro-pretano de Glaura, também conhe- cido como Casa Branca, e a receita do biscoito Caetano lhe foi ensinada há muitos anos por sua mãe, também nascida no mesmo distrito: “Mamãe fazia muito, tinha dia que a gente ficava até de madrugada fazendo e, quando chegava véspera de festa, o pessoal en- comendava. Mamãe mandou muito pra São Bartolomeu! Biscoito de polvilho então! Era aniversário, casamento, essas coisas, mamãe fazia demais. Pro resto, eu até sabia; quando mamãe não podia, eu mesma fazia”. Assim, o biscoito era preparado para ser comercia- lizado e também como merenda para a família.
Silvaine aprendeu a fazer a receita há, praticamente, 40 anos e relata que, desde criança, via a sua mãe preparando-a. Ela relembra que as pessoas iam à sua porta enco- mendar e diziam que “queriam biscoito de farinha de trigo, aí mamãe já sabia que era o biscoito Caetano”. Como sua mãe adoeceu e não podia ficar próxima ao calor do fogo, durante algum tempo, ela e sua irmã continuaram fazendo os biscoitos para atender às encomendas. Segundo Silvaine, uma de suas irmãs também fazia muito biscoito para vender, inclusive esse: “O pessoal que vinha de férias aqui em Casa Branca encomendava, ela ficava o dia inteiro fazendo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário