segunda-feira, 8 de abril de 2024

Receita Broinha de Tigela

 

Broinha de Tigela

Ingredientes

Ovos – 2 unidades (140g)

Açúcar cristal – 2 ½ xícaras de chá (417g)

Nata de leite – 1 xícara de chá (200g)

Óleo de soja – 2 colheres de sopa (25mL)

Leite integral – 2 xícaras de chá (400mL)

Sal – 1 pitada (0,2g)

Bicarbonato de sódio – ½ colher de café (0,4g)

Fubá de moinho d’água – 6 ½ xícaras de chá (728g)

Fermento em pó químico – 1 colher de sopa (16g)


Modo de preparo

Em uma tigela, coloque os ovos, o açúcar, a nata, o óleo, o leite, o bicarbonato e uma pitada de sal. Misture todos os ingredientes e acrescente o fubá de moinho d’água aos poucos, misturando sempre. Por último, adicione o fermento em pó à massa e misture mais um pouco. Deixe a massa descansar por uns 10 minutos. Para fazer as broinhas, polvilhe um pouco de farinha de trigo ou fubá em uma xícara de café e coloque 1 colher de sopa da massa dentro da xícara. Gire a xícara em círculos até dar forma à broinha, virando-a com a própria xícara em um tabuleiro untado. Se preferir, unte as mãos com óleo, polvilhar com fubá (ou farinha de trigo) e formar as broinhas com as próprias mãos.

Preaqueça o forno a 180 °C, por 10 minutos. Leve o tabuleiro ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos ou até que estejam douradas.

Tempo de pré-preparo: 30 minutos

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 68 unidades (1470g)

Valor calórico

Porção: 2 broinhas (44 g) – 160kcal

História da Receita

Dona Terezinha aprendeu essa receita com sua avó, que tinha o costume de fazer as broinhas para as festividades religiosas de Engenho d’Água: Maria Concebida, Santa Efigênia, Nossa Senhora de Santana, São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, São Vicente, Sagrado Coração de Jesus e do padroeiro da comunidade, Santo Antônio.

Sua avó preparava as broinhas e as colocava dentro de um balaio de taquara forrado com saco de farinha de trigo e saía para vendê-las. Elas também eram utilizadas como merenda para os filhos.

Segundo Dona Terezinha, o segredo dessa receita é utilizar o fubá de moinho d’água. Caso seja utilizado outro fubá, não serão formadas as rachaduras características na superfície.


Nenhum comentário:

Postar um comentário