domingo, 23 de setembro de 2018

Receitas Fantásticas com Alecrim



Classificação científica
Reino: Plantae
Filo: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Rosmarinus
Espécie: R. officinalis
Nome binomial
Rosmarinus officinalis L.
Sinónimos
Rosmarinus latifolius Mill.

Rosmarinus officinalis - MHNT

Rosmarinus officinalis prostratus

As flores
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 metros de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.

Como qualquer outro nome vernáculo, o nome alecrim é por vezes usado para referir outras espécies, nomeadamente o Lavandula stoechas, que possui exactamente o étimo rosmarinus. No entanto, estas espécies de plantas, alecrim e rosmaninho, pertencem a dois géneros distintos, Rosmaninho e Lavandula, respectivamente, e as suas morfologias denotam diferenças entre as duas espécies, em particular, a forma, coloração e inserção da flor.

Arbusto perene com altura média de 1,2 m muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas.

A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentado enquanto a superior é verde brilhante. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. O fruto é um aquênio. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.

Toda a planta exala um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários, medicinais e religiosos, seu óleo essencial também é utilizado em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colônia, pois contém tanino, pineno, cânfora e outros princípios ativos que lhe conferem propriedades excitantes, tônicas e estimulantes.

A sua flor é muito apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel.

Devido à sua atratividade estética e razoável tolerância à seca, é utilizado em arquitectura paisagista, especialmente em áreas com clima mediterrânico. É considerada fácil de cultivar para jardineiros principiantes, tendo uma boa tolerância a Praga (organismo).

O alecrim é facilmente podado em diferentes formas e tem sido utilizado em topiária. Quando cultivado em vasos, deverá ser mantido de preferência aparado, de forma a evitar o crescimento excessivo e a perda de folhas nos seus ramos interiores e inferiores, o que poderá torná-lo um arbusto sem forma e rebelde. Apesar disso, quando cultivado em jardim, o alecrim pode crescer até um tamanho considerável e continuar uma planta atraente.

Pode ser propagado a partir de uma planta já existente, através do corte de um ramo novo com cerca de 10–15 cm, retirando algumas folhas da base e plantando directamente no solo.

Várias variedades cultivares foram seleccionadas para uso em jardim. As seguintes são frequentes:

Receitas com Alecrim

Contrafilé grelhado com alecrim



Ingredientes:
4 bifes grandes de contrafilé limpos (cerca de 1,5 kg no total) 
8 fatias finas de bacon 
4 ramos médios de alecrim 
2 colheres (sopa) de óleo 
sal e pimenta-do-reino moída grosseiramente a gosto 

Modo de Preparo: 
Aqueça uma chapa de ferro própria para grelhar. Enquanto isso, lave os contrafilés, retire as aparas e seque-os. Envolva a parte lateral de cada contrafilé com 2 fatias de bacon e prenda-as com ramos de alecrim. Pincele toda a superfície da carne com o óleo. Disponha os bifes na chapa e deixe grelhar dos dois lados até dourar. Depois que começar a grelhar polvilhe o sal e retire do fogo. Distribua os bifes nos pratos e salpique a pimenta. Sirva com salteado de pimentão com ervas de provence. 

Dicas: 
Salteado de pimentão com ervas de provence: 
Lave 3 pimentões médios (1 vermelho, 1 verde e 1 amarelo), retire os pedúnculos, abra-os e retire as sementes e os filamentos brancos. Pique-os em tiras no sentido do comprimento e refogue numa frigideira com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva por 1 minuto. Salteie de vez em quando, por 5 minutos, ou até os pimentões ficarem al dente. Polvilhe sal a gosto e 1 colher (sopa) de ervas de Provence desidratadas. Misture bem e sirva. 
Categoria:
Carnes
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
25 min
Rendimento:
4 porções
Espuma de abacaxi com crocante de amêndoas e alecrim

Ingredientes:
2 abacaxis maduros 
3 folhas de gelatina incolor 
300 g de açúcar 
150 g de amêndoas fatiadas 
3 ramos de alecrim 

Modo de Preparo: 
Descasque o abacaxi, bata no liquidificador e coe o suco numa peneira fina. Numa tigela, coloque as folhas de gelatina de molho em água por 5 minutos. A seguir, esprema-as para retirar o excesso de água e dissolva-as no suco de abacaxi levemente aquecido. Adicione 1/3 do açúcar. Encha um sifão (garrafa própria para chantilly) com o suco de abacaxi, carregue-o com gás e deixe na geladeira por 1 hora. Numa panela, faça um caramelo com o restante do açúcar, acrescente as amêndoas e o alecrim. Despeje o caramelo em uma fôrma polvilhada com açúcar para resfriar, quebre o crocante em pedaços pequenos e reserve. Agite bem o sifão e encha 4 taças, de preferência previamente geladas. Salpique o crocante e decore com coulis de morango (fruta batida com um pouco de açúcar). 
Categoria:
Sobremesas: Doces
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Frio
Dificuldade:
Fácil
Rendimento:
4 porções
Farofa com azeitonas e alecrim

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite de oliva 
1 dente de alho pequeno picado 
¼ xícara (chá) de azeitonas sem caroço fatiadas 
1 colher (chá) de alecrim fresco picado 
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua 
sal 

Modo de Preparo: 
Coloque o azeite em uma panela e leve ao fogo. Aqueça bem e adicione o alho picado e o alecrim. Quando o alho começar a dourar adicione a farinha de mandioca e cozinhe misturando até que ela fique bem dourada. Retire do fogo e adicione as azeitonas. Tempere com as e misture bem. Decore com folhas de alecrim fresco. 

Categoria:
Acompanhamentos
Esta receita:
é vegetariana
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Frango ao forno com alecrim, sal grosso e alho

Ingredientes:
8 coxas e sobrecoxas pequenas com pele 
32 dentes de alho com a casca 
1 galho de alecrim 
sal grosso e sal refinado a gosto 
1 xícara (chá) de óleo de milho 
1 maço de brócolis 
azeite de oliva 

Modo de Preparo: 
Tempere o frango levemente com sal refinado. Doure bem o lado da pele no óleo, transfira-o para uma assadeira, com a pele para cima e com o óleo. Junte o alho, coloque o sal grosso e as folhas de alecrim sobre a pele do frango. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que fique bem cozido. Cozinhe o brócolis em água e sal por mais ou menos 10 minutos. Escorra e refogue levemente no azeite. Sirva com o frango. 

Dicas:
Este delicioso prato tem um sabor marcante e fica melhor ainda acompanhado de um bom vinho tinto. O brócolis pode ser substituído por outro legume de sua preferência ou até mesmo por arroz branco.
Categoria:
Aves
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Rendimento:
4 porções
Javali ao molho de alecrim com polenta bramata


Javali ao molho de alecrim com polenta bramata
Ingredientes:
1 pedaço de javali jovem 
pimenta-do-reino 
alecrim 
vinho branco 
azeite de oliva 
sal 
polenta 
queijo mussarela de búfala 
cebola 
tomate 

Modo de Preparo: 
Deixe o javali marinar por 12 h. Seque com papel absorvente e pincele com azeite de oliva. Asse em forno baixo até que amacie, molhando de vez em quando com os sucos do assado. Corte o javali em porções individuais. Sirva com polenta recheada de mussarela de búfala, pequenas cebolas e tomates assados no forno com azeite de oliva, alecrim e com o molho que se formou na assadeira. 

Categoria:
Carnes
Cozinha:
Italiana
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Salada de batata ao molho de alecrim


Ingredientes:
1 kg de batatas 
2 potes de iogurte natural 
2 dentes de alho amassados 
2 colheres (sopa) de alecrim fresco 
sal a gosto 

Modo de Preparo: 
Lave as batatas e coloque-as na panela de pressão. Cubra-as com água, tampe a panela e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, cozinhe por mais 5 minutos, ou até ficarem macias. Resfrie a panela sob água corrente e retire a pressão. Escorra as batatas e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare o molho. Em uma tigela, coloque o iogurte, o alho, o alecrim e o sal. Misture até ficar homogêneo e reserve. Descasque as batatas, corte-as em rodelas e tempere-as com sal. Disponha-as em uma travessa e despeje parte do molho por cima. Sirva o molho restante à parte. 

Dicas: 
O alecrim dá um aroma delicioso aos pratos. Pode ser usado para temperar carnes em geral, mas combina especialmente com frango e cordeiro. Pode ser usado também para temperar peixes 
Categoria:
Saladas
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Frio
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
15 min
Rendimento:
6 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário