quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Conservas caseiras e antepastos


Conhecer o papel de cada ingrediente em uma receita é fundamental para que a descoberta de aromas e sabores seja surpreendente. A gastronomia nos presenteia nestecurso com uma riqueza de sabores práticos e deliciosos.

Nas próximas páginas você vai relembrar tudo o que foi mostrado durante o curso de Conservas caseiras e antepastos. Os ingredientes, as quantidades, as técnicas de esterilização, envase e armazenamento e todo o preparo que você necessita conhecer para produzir seus próprios produtos. Além disso, a autora ensina as aplicações destas receitas, ou seja, como servir com torradas, grissinis e pães variados!

O preparo de conservas vem sendo praticado pelo homem há milhares de anos como uma forma de garantir sua sobrevivência em momentos em que há escassez de produtos ou mesmo nos períodos de inverno rigoroso ou calor extremo.

Existem alguns processos que são capazes de evitar ou mesmo interromper o processo de apodrecimento e deterioração dos alimentos. São eles:

Refrigeração

Congelamento

Desidratação - Retirada de umidade

Cura e secagem

Concentração - compotas e geléias

Aquecimento – fervura

Ausência de Ar ( oxigênio) – vácuo

Fermentação – lácteos, bebidas e legumes

Defumação – carnes, aves e peixes

Conservantes naturais:

 Sal

 Açúcar

 Azeite

 Gorduras animais

 Álcool

 Vinagre


Métodos de esterilização de embalagens para conservas:

O material mais indicado para conservas por ter resistência e pouca troca de ar com o meio externo é o vidro, portanto devemos esterilizá-los conforme um dos processos citados abaixo:

Banho-maria : Coloque os vasilhames limpos e as tampas numa panela com água , tampe e deixe levantar fervura. Desligue o fogo, espere amornar e retire cuidadosamente estes frascos e seque por fora deixando sobre um pano limpo emborcados para que saia todo excesso de líquido e o calor residual seque os vidros.

Forno – Lave os recipientes e as tampas que usará para envasar com água quente. Deixe escorrer bem e leve-os ao forno médio ( 160 ˚C ) por 10 a 15 minutos.

Micro-ondas: Processo indicado para frascos com rosca sem partes metálicas. Coloque duas a três colheres de sopa de água nos frascos limpos e leve-os ao micro-ondas por 2 minutos . Escorra o excesso de água e deixe secar naturalmente emborcados sobre um pano limpo ou papel tolha.

Cuidados no preparo e armazenamento:

Os cuidados no preparo de conservas são a garantia para se obter produtos com validade e preservação das características originais e de sabor. Para tanto, devemos atentar para:

 Superfícies de trabalho, equipamentos e utensílios sempre limpos sem resíduos de alimentos;

 Panos e tolhas devem ser limpos e de uso exclusivo para o preparo de conservas – sempre que possível use papel toalha que pode ser descartado após o uso;

 Refrigeradores para armazenamento devem estar a 4˚C;

 Frascos e embalagens devem ser esterilizados conforme citado acima;

 Legumes, frutas – quando não forem passar por cozimento, devem ser esterilizados numa solução de 01 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água filtrada - por 15 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário