sábado, 22 de agosto de 2020

Peixe com Ervas Finas (Rio de Janeiro)


A região compreende as cidades de Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Carapebus, Macaé, Quissamã, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Nestas cidades, a agricultura se destaca pela produção de cana-de-açúcar (Campos) e também de feijão, abacaxi, coco, laranja, milho, limão, maracujá, acerola, manga, café, uva, tangerina, goiaba e banana, alface, couve, abóbora, tomate, aipim, entre outros. (Fonte: EMATER/2015)
As receitas selecionadas no concurso, foram três: “Peixe com Ervas Finas” e “Caldo de Banana Verde com Carne-seca” de alunos da Escola Municipal Aterrado do Imburo, em Macaé, valorizando o uso do pescado, alimento disponível na localidade, e a banana, fruta muito consumida em nosso país; “Broa de Fubá” da Escola Municipal Professora Tânia Regina, em Quissamã, utiliza o milho, sempre presente na alimentação regional.

História: “Maria, índia da tribo tabajara da Paraíba, foi adotada por um casal de portugueses e criada em um convento da região de Lagoa Seca. Lá, continuou com o hábito de pescar nas lagoas do local. Costumava fazer o peixe com ervas finas assado no fogão a lenha, coberto com folha de bananeira. E em minha casa, de vez em quando, pescamos algumas tilápias na lagoa do Horto Municipal e fazemos o peixe como de costume da família de minha mãe”.

Ingredientes:

1 peixe tilápia ou traíra
1 folha de manjericão
1 folha grande de açafrão
1 folha grande de hortelã
1 folha de alfavaca
1 colher de orégano
2 dentes de alho
1 limão
Sal a gosto
2 folhas de bananeira

Modo de preparo: 
socar todas as ervas com o alho e o sal e deixar curtindo. Limpe o peixe, tirando as escamas e tripas. Lave bem com água e limão, enxágue e acrescente os temperos. Deixe curtir no tempero por meia hora. Após, enrole o peixe numa folha de bananeira e asse no fogão a lenha, por meia hora. Sirva com arroz branco.


RECEITAS CORRELATAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário